sexta-feira, 28 de outubro de 2016

TAIOBA




Taioba e seus Benefícios

Os alimentos naturais são nossos maiores aliados para uma alimentação rica em nutrientes, como as verduras em folhas, pois contém baixo nível calórico e alto nível nutricional. Além disso, garantem sensação de saciedade, pois são ricas em fibras. Uma dessas verduras em folhas, que é uma excelente aliada a esse processo, é a Taioba.

Poucos conhecem, pois é uma verdura tipicamente mineira e muitos sequer chegam a conhecê-la. Seu sabor se assemelha ao do espinafre, porém é um pouco mais suave. Ela é feita como outras verduras em folhas que são refogadas, como o almeirão, mostarda, couve, etc.

A taioba é composta por diversos nutrientes. Entre os nutrientes que compõe esta verdura tão nutritiva estão:

Vitamina A
Responsável pelo controle do ciclo visual no organismo. Sua falta pode causar diversos problemas entre eles: cegueira noturna, dores de cabeça, dores nos olhos entre outros problemas mais;

Vitamina B
Atua diretamente no sistema neurológico. Sua falta pode causar: cansaço, perda de apetite, dores de cabeça, depressão, tontura, entre outros sintomas;

Vitamina C
Ela atua como fator importante para regular a imunidade no organismo e também como combatente ao stress. A carência de vitamina C pode causar: baixa imunidade, hemorragias e dificuldade nos processos de cicatrização;

Cálcio
Possui importante papel na formação de ossos e dentes. A falta de cálcio no organismo pode causar osteoporose;

Ferro
É responsável por manter os níveis das substâncias sanguíneas necessárias para o bom funcionamento do corpo. A falta de ferro no organismo pode causar anemia, podendo chegar até à leucemia;

Fósforo
De importante papel no organismo, o fósforo auxilia o cálcio na formação de ossos e dentes fortalecendo-os. Além disso, participa ativamente no processo de geração de energia pelas células e pelo corpo, sendo peça vital para o bom funcionamento do organismo.

taiobaCom todas essas substâncias, a taioba torna-se um alimento importante para a nutrição humana. Além disso, ela pode substituir o consumo de alguns alimentos por conter quantidades significativas de diversas substâncias, tornando-a um alimento mais completo. Portanto, se você quer ter uma alimentação saudável, mas não gosta de um ou outro alimento, experimente a taioba. Além de saborosa é um alimento extremamente nutritivo, é claro tem que procurar muito!

A realidade das hortaliças  (por Jaime Gesisky)

É uma pena que a Taioba como muitas outras espécies de hortaliças esteja sumindo da nossa mesa, dos quintais e das feiras pelo Brasil afora.

Tornou-se raridade a hortaliça. Já que a planta é uma opção alimentar das mais ricas e saborosas. Enquanto os pais buscam suprir a carência de vitamina A na nutrição de jovens e crianças com suplementos e artifícios, a velha e boa taioba vai para o baú do esquecimento. Há uma verdadeira falta de educação alimentar baseada nos produtos nativos da nossa flora ou de espécies que chegaram aqui há séculos e que se aclimataram bem nas terras brasileiras.

Cultivada há milhares de anos na China e no Egito, a taioba se parece com a couve, mas tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.


 Referências: Wikipédia // Slow Food Brasil // A Boa Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário